Há um processo que pode nos ajudar a alcançar a sabedoria na hora de fazer escolhas

Na hora de tomar uma decisão, há situações na vida em que a moralidade não é suficiente, precisamos de sabedoria.

Sabedoria não é algo que aprendemos, mas é uma pessoa: Jesus Cristo.

Quando Deus nos chama para sermos sábios, está nos chamando para conhecê-Lo através do Senhor Jesus. E

le é a sabedoria de Deus.

Nós que amamos a Jesus queremos fazer escolhas que honrem o nosso Deus.

Nos tempos em que vivemos, precisamos desesperadamente de sabedoria, tanto como sociedade quanto como igreja.

Hoje em dia, temos mais opções do que nunca e isso pode nos debilitar e até mesmo paralisar.

Como saber qual decisão tomar?

Diversos estudiosos têm descoberto que ter tantas opções pode até parecer bom, mas na verdade nos faz menos felizes na hora de tomar uma decisão.

Afinal, fica mais difícil saber se fizemos a melhor escolha. E isso acontece por diversos motivos:

  • Pensamos que existe uma opção que seria mais “de Deus”
  • Colocamos muita pressão em nós mesmos
  • Esperamos por um sinal de Deus

Ficamos tão paralisados por conta dessas questões que acabamos sem saber como tomar uma boa decisão.

Não conseguimos filtrar as informações que temos. P

recisamos de um processo que nos ajude a tomar decisões melhores, especialmente nas áreas em que Deus não falou diretamente conosco através de Sua Palavra.

Por isso, separamos quatro passos importantes para te ajudar a tomar decisões com sabedoria.

Eles estão todos no livro de Provérbios e nos ajudam a perseguir a sabedoria na prática e a seguir o que Salomão diz no capítulo 3:

“Confie no SENHOR de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. Busque a vontade dele em tudo que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho que deve seguir.” (v. 5-6 NVT)

Esse processo tem o objetivo de nos ajudar a confiar no Senhor e não em nós mesmos.

Antes de chegar aos quatro passos, há duas coisas importantes que você precisa saber: primeiro, a ordem de cada passo é vital e precisa ser seguida por completo.

Em segundo lugar, eles não garantem que você sempre tomará decisões com sabedoria, mas funcionam como aquelas proteções nas laterais das pistas de boliche.

Podem não te fazer derrubar todos os pinos, mas te impedem de cair nas canaletas.

Vamos a eles?

1. Creia na Palavra de Deus

Toda sabedoria começa com Deus.

O livro de Provérbios também diz: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a disciplina” (1.7 NVT).

Precisamos investir tempo considerando quem Deus é, o que Ele diz em Sua Palavra, o que Ele diz a Seu respeito, a nosso respeito, sobre nossas circunstâncias e relacionamentos, e quais as Suas expectativas sobre nós.

E começamos com a Bíblia porque é a fonte mais confiável que temos para essas verdades.

Na hora de tomar uma decisão, precisamos nos perguntar se o que estamos considerando é pecado.

A Palavra de Deus diz alguma coisa sobre não fazer o que estamos pensando em fazer? Se sim, o processo se encerra aqui.

Nossa resposta deve ser confiar em Deus, afinal Ele estabeleceu padrões muito claros na Bíblia.

Se não é pecado, então precisamos nos lembrar de três coisas:

  • O Evangelho: Deus enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar, absorver a Sua ira e nos aproximar do Pai novamente. É isso que nos dá a identidade, esperança e alegria que nenhuma má decisão pode tomar. Essa verdade tira a pressão de nossas decisões, afinal elas não determinam quem somos.
  • A soberania de Deus: Acima de todas as nossas decisões, Deus está fazendo com que tudo coopere para o nosso bem. Isso não quer dizer que podemos fazer o que quisermos, decisões imprudentes podem gerar consequências com que tenhamos que lidar. Mas se nos arrependermos, Ele é sempre fiel para nos perdoar.
  • O chamado de Deus: Antes de subir aos Céus, Jesus nos deixou a missão de fazer discípulos. Então, ao tomarmos uma decisão, precisamos pensar em como ela afeta esse chamado. Tudo em nossas vidas pode ajudar a apontar outras pessoas para o Senhor e precisamos considerar isso.

2. Ouça o conselho de pessoas fiéis a Deus

Um dos maiores presentes que Deus nos deu foi o Corpo de Cristo.

“Quem vive isolado se preocupa apenas consigo e rejeita todo bom senso. O tolo não se interessa pelo entendimento; só quer saber de expressar suas opiniões.” (Pv. 18.1-2 NVT)

Deus distribui sabedoria sobre o Seu povo.

Por isso, se precisamos tomar uma decisão importante, podemos pedir ajuda e conselho de outras pessoas que conhecem e amam a Jesus.

Nesse sentido, há três diferentes esferas em que você pode se apoiar:

  • Sua família e os que estão mais próximos de você
  • Pessoas de sua igreja local que demonstraram sabedoria na área em que você tem sido desafiado
  • Seus pastores e líderes

Se você realmente busca sabedoria, é importante considerar opiniões diferentes das suas, ouvir coisas que você talvez não queira sobre a realidade das escolhas que estão diante de você. Afinal, os conselhos acabam sendo inúteis se você só escuta quem concorda com você.

Pessoas que não alcançam mais sabedoria nesse processo são aquelas se recusam a aceitar conselhos contrários à sua opinião: “O insensato pensa que sua conduta é correta, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Pv. 12.15 NVT).

3. Tome uma decisão

Isso pode parecer nada espiritual.

E se você não passou pelos primeiros dois passos, realmente é.

Mas se você já foi à Palavra de Deus e se aconselhou com pessoas fiéis a Ele, a pergunta agora é: o que você gostaria de fazer? Você quer aceitar o novo emprego? Quer se mudar? Se casar com aquela pessoa? Fazer esse investimento?

Se a resposta é sim, faça. Se não, não faça. Pode ser realmente simples assim seguir a Jesus em momentos de decisão.

Muitos de nós não querem fazer nenhuma escolha até que o Senhor os diga exatamente o que fazer.

Podemos consultar a Bíblia e nossos amigos e familiares cristãos e ainda assim nos sentirmos paralisados, porque estamos esperando um momento místico em que Deus sussurra a resposta em nossos ouvidos.

Há momentos em que parece que Deus deixa extremamente claro qual a direção que devemos ir. Já outros não. E tudo bem.

A maneira mais comum de nosso Pai nos liderar é enquanto buscamos sabedoria.

Temos a liberdade em Cristo de fazer o que gostaríamos.

Se colocamos a nossa decisão sob a autoridade da Palavra e de pessoas fiéis, podemos escolher o que queremos.

4. Peça fé

A decisão está tomada.

Agora, precisamos crer em Deus, porque não temos a menor ideia do que vai acontecer – e também não temos o mínimo controle sobre isso.

Podemos ser as pessoas mais sábias do mundo, ainda não conseguimos prever o futuro. Por isso, precisamos de fé para confiar no nosso Pai.

“É da natureza humana fazer planos, mas é o SENHOR quem dirige nossos passos.” (Pv. 16.1 NVT)

Podemos fazer boas escolhas e, ainda assim, viver momentos difíceis. A decisão certa não é garantia de uma vida só de bênçãos. E é por isso que nossos olhos precisam estar sempre em Jesus, o Rei do Universo.

Precisamos ter fé para confiar em Deus não importa o que aconteça.

“Deus é muito bom para ser cruel. E é muito sábio para se confundir. Se não conseguimos ver a Sua mão, podemos sempre confiar em Seu coração.” Charles Spurgeon

Busque a Deus e a sabedoria

Em momentos decisivos, precisamos crer na Palavra de Deus, ouvir conselhos de pessoas fiéis a Ele, fazer uma escolha e pedir que Ele nos dê fé para confiar em Sua vontade.

Passamos por esse processo para tomar as decisões mais sábias quanto possível, mas esses passos não são nosso deus. Nosso Deus está nos Céus e Ele sempre faz a Sua vontade.

“Não há sabedoria, entendimento, nem conselho humano capaz de resistir ao Senhor. O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas quem dá a vitória é o Senhor.” (Pv. 21.30-31 NVT)

Nossa função é preparar o cavalo para a batalha e tomar as melhores decisões que pudermos, mas precisamos saber que o que quer que aconteça, Deus tem o controle.

E essa é a melhor notícia, porque Ele mandou Seu Filho para morrer por nós, O ressuscitou dos mortos para nos dar vida e Cristo agora reina e voltará para nos buscar.

Podemos tomar decisões sábias, mas Deus é melhor do que qualquer resultado que venha dessas decisões. Ele está nos liderando enquanto buscamos sabedoria.

Que Ele faça de nós pessoas sábias, mas, acima de tudo, pessoas que buscam a Sua face sobre todas as coisas.

Artigo de Tyler David, traduzido de Verge Network

Vivemos momentos em que é preciso muita sabedoria para liderar nossas igrejas locais, por conta da pandemia da COVID-19. Por isso, preparamos um guia especial para te ajudar nesse processo.