Curar enfermos, expulsar demônios, pregar o Evangelho e ensinar a viver no Reino

Em Mateus 4 podemos ver que Jesus contava com Simão, André, Tiago e João. Os chamou de dois em dois e disse-lhes: “sigam-me.” Os trouxe para próximo de Si e os discipulou. Mas, o que é discipulado? Ser pescador de homens. É seguir Jesus e aprender a ser pescador de homens. Se você nunca ganhou almas, você não é um discípulo. A missão de Jesus é buscar e resgatar os perdidos. Se você O segue, então essa também é a sua missão.

No discipulado, o rabi – o mestre, o professor – vai chamar seus alunos para que o sigam e aprendam com ele. Não na sinagoga, mas no lugar por onde ele andar, nas situações cotidianas. Se eu sou um mecânico, onde é que meu aluno vai aprender o trabalho que deve ser feito? Na oficina ou na sala de aula? Se Jesus é um ganhador de almas, onde é que seus discípulos vão aprender a ganhar almas? Não vai ser na sala de aula. O discipulado um a um é muito bom, mas não é suficiente. Devemos seguir a Jesus e sair, ir para a cidade, aí Jesus vai nos treinar. Nos tornamos pescadores de homens nos envolvendo na sociedade. Essa é a maneira com que Jesus nos discipula.

Os objetivos do discipulado de Jesus

Agora, o que Cristo fazia nas cidades? Bom, Ele era um professor que ensinava sobre o Reino de Deus; era um pregador que ministrava o Evangelho do Reino; era quem curava de todas as enfermidades; era o libertador que resgatava os cativos das algemas do inferno. Esse é o homem a quem nós seguimos.

Então, no discipulado você segue o professor, aprende com ele e um dia se torna como ele. Se você é um discípulo de Jesus e Ele faz essas quatro coisas, como aprendiz, você tem que fazê-las. Por isso, no discipulado temos que aprender a:

  1. Expulsar demônios,
  2. Curar enfermidades,
  3. Pregar o Evangelho e
  4. Ensinar a viver no Reino.

É isso que Jesus ensina nos capítulos 4 ao 9 do livro de Mateus. E na continuação, no verso primeiro do capítulo 10, diz: “Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.” O Senhor da seara respondeu à oração de Mateus 9.38!

Agora sim, Cristo envia os Seus com a mesma missão. Isso é discipulado.

Discípulo seguindo o Mestre

Na igreja de hoje, o discipulado é complicado. Mas para Jesus o objetivo era cumprir com essas quatro tarefas. No “um a um” precisamos trabalhar o caráter sim e adotar a missão de Cristo: ser ganhadores de almas, pescadores de homens. Começa com isso. Sendo cheios do Espírito Santo. Se nossa meta é ser como Jesus, é isso que precisamos procurar em primeiro lugar.

Se desejo ser como Cristo eu preciso aprender a expulsar demônios, curar enfermos, pregar o Evangelho e viver no Reino. Jesus expulsava demônios com apenas uma palavra: saia. Agora, se você é um discípulo dele, você tem que praticar isso até conseguir fazer o mesmo.

Jesus curava todo tipo de enfermidades. Se você quer ser chamado de discípulo, você deve desejar profundamente fazer a mesma coisa que seu mestre.

O Senhor nos ensinou em Mateus 17 a importância de os discípulos aprenderem a jejuar e orar – duas disciplinas poderosíssimas que nos levarão a um novo patamar de fé. Depois do Pentecostes, os discípulos começaram a desenvolver esses hábitos. Até que em Atos 5.16, a Bíblia nos mostra que eles estavam curando todo tipo de enfermidades! Então, nosso alvo para sermos mais parecidos com Cristo deve ser desejar conseguir curar a todos aqueles que Jesus enviar até nós.

O verdadeiro discipulado

Lembre-se, como pescadores de homens, devemos desejar alcançar esse patamar de sermos aqueles que, usados por Deus, resgatam pessoas do inferno e as levam para o Reino da Luz, as conduzem ao arrependimento, as levam a serem batizadas e cheias do Espírito Santo e as ensinam a curar enfermos, expulsar demônios, pregar o Evangelho e viver a plenitude de Deus no Reino. Isso é discipulado.

Eddy Leo

Quer mais conteúdos sobre discipulado, ensino da Palavra e liderança ministerial?