Lançando a visão
Utilizando as reuniões de celebração para desafiar as células
Liderar é um grande desafio, ainda mais quando constantemente tratamos com as mesmas pessoas. Um recém-convertido é mais fácil de apaixonar e envolver, alguém que já está a mais tempo na igreja, muitas vezes precisa de um esforço maior para envolver nos desafios da visão.
Por isso, como líderes e pastores de igrejas em célula, é importante que foquemos e aproveitemos todas as oportunidades possíveis para comunicar a visão de maneira clara e envolvente.
Durante as reuniões maiores, o pastor líder de uma igreja em células tem a oportunidade de ensinar aqueles que estão na célula e aqueles que lideram, lançando visão, direção e oferecendo encorajamento. Os líderes de célula podem facilmente ficar desanimados por causa de problemas no grupo, falta de frutos ou compromissos pessoais de tempo, mas os pastores sábios usam a pregação, os avisos, testemunhos e outros meios para lembrar aos líderes de suas recompensas eternas, as grandes coisas que Deus está fazendo e a necessidade de persistência.
Isso faz uma conexão grande, pois os novos membros da célula que estão na reunião logo percebem que fazem parte de um grupo maior de pessoas que estão falando a mesma língua e têm o mesmo objetivo de ganhar o mundo para Jesus.
Logo a congregação começa a perceber que a vida em células é a vida cristã normal e que participar do culto de celebração é apenas uma parte dessa realidade. Os frequentadores da igreja que ainda não frequentam um grupo de célula são encorajados a se envolver em uma célula para capturar todos os benefícios do que a igreja realmente é.
A maioria das igrejas reserva tempo para avisos e testemunhos. Algumas igrejas os vinculam ao final do culto ou antes da pregação. Faz diferença quais avisos recebem prioridade? Joel Cominskey que vem pesquisando igrejas em células a muitos anos diz que sim.
“Na igreja em células, o ministério em células é central em tudo o que ocorre. Por que não fazer disso uma prioridade nos avisos e no culto de celebração?”
Estas são algumas idéias:
- Pedir a um membro da célula que foi transformado por meio do relacionamento na célua – novas amizades, momentos especiais – para compartilhar o que Deus fez.
- Ouvir o testemunho de alguém que recebeu cura dentro do grupo de células.
- Apresentando um novo líder de multiplicação para toda a igreja.
Como resultado, tanto a pessoa que dá o testemunho quanto aqueles que ouvem crescerão em seu relacionamento com Jesus. Os participantes da celebração dominical precisam perceber que os serviços de cuidado e discipulado da igreja são oferecidos por meio do sistema de células. Se precisarem de ministério e ajuda, podem encontrá-lo em um grupo de células amoroso e disponível.
Um visitante da igreja deve ser capaz de detectar a filosofia e a prioridade da igreja no culto matinal de domingo.
Eu incentivo as igrejas baseadas em células a ter uma tabela de informações de células onde eles apresentam livros relevantes sobre ministério de células, a lição semanal de células, uma caixa para colocar relatórios de células e outras informações pertinentes sobre o ministério de células.
É uma ótima ideia postar no salão social um mapa da cidade com cada grupo de célula fixado nele. Este mapa explica onde as células estão localizadas, seu foco (por exemplo, células familiares, células femininas, células jovens e assim por diante) e quando elas se encontram.
Um voluntário ou secretário deve estar disponível para responder a perguntas a cada semana e conectar novas pessoas ao ministério de células.
Toda a igreja deve ser lembrada do foco da igreja em células pelo que vêem na igreja durante o culto de celebração.
Fique atento, não desconecte o culto dominical da prática das células, crie uma cultura de conexão, incentive o testemunho, dê o foco necessário para que a visão dos relacionamentos seja divulgada e executada em sua igreja local.
Quer mais conteúdos sobre como cuidar da comunidade?